Maternal

Objetivo

pic_typorgaphyAqui a criança desenvolve seu potencial, acompanhada de educadoras atentas, afetuosas e preparadas, reconhecendo dia a dia as necessidades e, principalmente, as capacidades autônomas, de cada criança. Acreditando nisso, a Escola Cirandinha em sua rotina diária, proporciona momentos em que as crianças exercitem suas competências em situações de cuidado pessoal, alimentação, livre brincar e relacionamento socioafetivo.

São organizados, pedagogicamente, ambientes próprios para lanche, almoço, soninho e higiene, onde as crianças podem realizar experiências e conquistas por si mesmas, por exemplo, ao comer uma fruta, almoçar, lavar as mãos, e tantas outras tarefas que são capazes e hábeis a executar quando têm o devido tempo, espaço e condição.

pic_double_sidebar_1Além disso, trabalhamos a construção de significados e a ampliação do vocabulário através da leitura de imagens e rodas de conversa. As crianças desenvolvem o interesse pela leitura e familiarizam-se com a linguagem escrita ao cultivar um rico convívio com livros, revistas e materiais diversos.

Na Cirandinha as crianças encontram um espaço de liberdade com limites claros e seguros, rico em elementos para serem explorados. Os ambientes, pedagogicamente preparados, proporcionam a realização de movimentos amplos e de motricidade fina, sempre possibilitando o exercício da criatividade, experimentações criativas, artísticas e matemáticas simples além da construção de conhecimentos naturais e sociais.

As crianças são estimuladas a aprenderem brincando, de forma natural e espontânea, interagindo com os colegas e com o professor. Todas as atividades são baseadas no indivíduo e sua capacidade de desenvolvimento, suas habilidades naturais e seus interesses.

Proposta

Objetivo
Conteúdo
Estratégia
Avaliação
Características (Aproximadamente 2 a 3 anos)
Tipos de Brincadeiras

Conteúdo

Matemática
Natureza e Sociedade
Ciências
Artes

Objetivos Socioemocionais

  • Desenvolve hábitos de asseio:
    pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir que a criança seja independente.
  • Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  • Mante-la ocupada.
  • Levar a criança a participar das atividades de grupo.