Objetivo
Aqui a criança desenvolve seu potencial, acompanhada de educadoras atentas, afetuosas e preparadas, reconhecendo dia a dia as necessidades e, principalmente, as capacidades autônomas, de cada criança. Acreditando nisso, a Escola Cirandinha em sua rotina diária, proporciona momentos em que as crianças exercitem suas competências em situações de cuidado pessoal, alimentação, livre brincar e relacionamento socioafetivo.
São organizados, pedagogicamente, ambientes próprios para lanche, almoço, soninho e higiene, onde as crianças podem realizar experiências e conquistas por si mesmas, por exemplo, ao comer uma fruta, almoçar, lavar as mãos, e tantas outras tarefas que são capazes e hábeis a executar quando têm o devido tempo, espaço e condição.
Além disso, trabalhamos a construção de significados e a ampliação do vocabulário através da leitura de imagens e rodas de conversa. As crianças desenvolvem o interesse pela leitura e familiarizam-se com a linguagem escrita ao cultivar um rico convívio com livros, revistas e materiais diversos.
Na Cirandinha as crianças encontram um espaço de liberdade com limites claros e seguros, rico em elementos para serem explorados. Os ambientes, pedagogicamente preparados, proporcionam a realização de movimentos amplos e de motricidade fina, sempre possibilitando o exercício da criatividade, experimentações criativas, artísticas e matemáticas simples além da construção de conhecimentos naturais e sociais.
As crianças são estimuladas a aprenderem brincando, de forma natural e espontânea, interagindo com os colegas e com o professor. Todas as atividades são baseadas no indivíduo e sua capacidade de desenvolvimento, suas habilidades naturais e seus interesses.
Proposta
Conteúdo
Objetivos Socioemocionais
pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.